SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Receita para a Páscoa: Posta de Bacalhau com Azeite Aromatizado

Receita para a Páscoa: Posta de Bacalhau com Azeite Aromatizado

Uma das datas comemorativas mais importantes para a cultura ocidental, principalmente para os cristãos, a Páscoa, é um momento voltado à família e a união. Quando o assunto é o cardápio, o bacalhau é uma das principais escolhas para a data.

Por isso, uma sugestão de fácil preparo e muito saborosa para a Páscoa é a Posta de Bacalhau com Azeite Aromatizado e tomates cereja. A receita rende 10 porções e o tempo de preparo é de em média 1h30. Para facilitar o preparo, a posta de bacalhau dessalgado da Costa Sul já vem pronta para ser utilizado, sem a necessidade do processo de dessalgue.

Para harmonizar com o prato, o sommelier Sidney Lucas, da Decanter Blumenau, sugere um vinho branco francês. “O vinho Baron Rocheau Blanc 2017 possui aromas cítricos, ervas frescas e ligeiro floral, uma combinação perfeita com bacalhau”, aponta Lucas.

Receita

Ingredientes

  • 600g de posta de bacalhau dessalgado da Costa Sul
  • Meio kg de batatas em lascas largas, com casca
  • Meia xícara (chá) de azeite
  • 5 dentes de alho em lâminas
  • 200g de tomates cereja inteiros
  • 1 talo de alho-poró fatiado
  • 2 cebolas roxas pequenas em pétalas
  • Meia xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço

Temperos

  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

Modo de preparo

Em uma panela grande com água fervente cozinhe as postas de bacalhau da Costa Sul até que estejam macias. Deixe esfriar e limpe o bacalhau, retirando as espinhas e a pele. Reserve. Na mesma água, cozinhe as batatas até que estejam macias porém ainda firmes. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione o alho e desligue o fogo, para que não doure. Em uma recipiente grande misture as batatas cozidas, os tomates cereja, o alho-poró, a cebola roxa, as azeitonas, tempere tudo e coloque sal. Coloque esta mistura em um recipiente refratário grande, formando uma camada. Sobre esta camada distribua as postas de bacalhau reservadas, acomodando-as entre os vegetais, e regue tudo com o azeite aromatizado com o alho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que tudo esteja macio. Polvilhe com cebolinha verde e sirva a seguir.

E, pronto, é só se deliciar e aproveitar a sugestão do sommelier.

Por Revista news

Você pode gostar também de
Bacalhau com molho branco
Aprenda a receita para fazer arroz de bacalhau

Deixe o seu comentário