Eu confesso que eu amo esse purê de banana da terra. Isso porque, além de eu adorar misturar banana na comida, ele é super fácil de fazer e fica delicioso.
Sem dúvida é um acompanhamento perfeito para quando você fizer peixe. Mas também combina com outras preparações, com frango, carne e principalmente bolinhos veganos.
Banana da terra
Antes de mais nada, nem tente fazer essa receita com outro tipo de banana. Isso porque para conseguir o sabor, a textura e a cor desse purê somente com esse tipo da fruta.
Para quem nunca experimentou essa banana é deliciosa mas precisa ser cozida ou assada antes de ser consumida. Com sabor um pouco menos adocicado e um toque de acidez, ela é perfeita para incluir em ensopados, moquecas e claro, para fazer purê.
Como fazer o purê de banana perfeito
Na verdade, é possível fazer o purê somente com a fruta cozida e um pouco de água. E certamente ficará uma delícia.
Mas aqui, vou passar uma receita ainda muito simples, mas com um pouco mais de sabor. Além disso, algumas dicas vão te ajudar a fazer o purê mais delicioso que você já experimentou, como por exemplo:
- Escolha bananas bem maduras. Dessa maneira o seu purê ficará ainda mais gostoso;
- Separe um pouco da água do cozimento. Ela vai ser super importante na hora de dar o ponto certo ao seu purê. Por possuir muito amido, você vai perceber que sem incluir nenhum líquido seu purê vai virar um creme bem grosso;
- Você pode usar caldo ou leite de coco também. Ao invés da água, você pode usar um caldo de legumes e até leite de coco, porém ambos vão alterar um pouco o sabor. Mas não que isso seja ruim;
- Adicione sabores. Aqui, usei a manteiga, o curry e a pimenta do reino para incrementar meu purê. Mas você pode dar seu toque pessoal. Açafrão, ervas frescas como salsa e coentro, assim como gengibre são opções deliciosas;
- Sem manteiga para uma versão vegana. Como falei a manteiga é totalmente opcional. Caso deseje fazer uma versão sem nenhum ingrediente de origem animal, você pode adicionar um pouco de azeite ou até mesmo manteiga de coco;
- Sirva bem quente. Isso porque, por causa da quantidade de amido da banana, quando esfriar, seu purê ficará bem firme. Caso isso aconteça, basta adicionar água até voltar a textura que deseja.
Por Na Minha Panela