A cenoura é o tipo de ingrediente que sempre devemos ter na geladeira. Ralada, ela fica bem em qualquer salada. Cozida e bem temperada, ela pode virar um saboroso acompanhamento. A cenoura ainda rende sucos e sobremesas. O chef de cozinha Gui Salvadori, que trabalha como personal chef em Santos, no litoral de São Paulo, explicou ao G1 como escolher, armazenar e cozinhar as cenouras. Ele passou três receitas rápidas para o dia a dia: salada marroquina, homus de cenoura e ainda cenoura glaceada.
Ela deve estar íntegra, sem rachaduras, partes quebradas e escuras. Além disso, ela deve estar bem firme, não pode estar mole, segundo o chef.
“Se a sua cenoura já estiver mais antiga e começou a ficar mole, você pode deixar em um pote, com água, submersa e ela volta a ficar super crocante”, aconselha.
- 1 cenoura
- 170 gramas de grão de bico cozido (1 lata)
- 2 colheres de sopa de azeite
- Zaatar a gosto
- Cominho a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
- meio limão
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de cheiro verde
- 50 gramas de amêndoas tostadas (ou amendoim)
Modo de preparo: Rale a cenoura em formato de espaguete. Cozinhe o grão de bico. Junte os dois ingredientes e adicione o azeite, o suco do limão e o mel. Depois, tempere com zaatar, cominho, sal, pimenta do reino e cheio verde. Em uma frigideira, deixe tostar as amêndoas. Espere esfriar e adicione na salada. Sirva em seguida.
Modo de preparo: Corte a cenoura em cubos e cozinhe até ficar bem mole. Em um processador, misture a cenoura com o grão de bico cozido e a pasta de amendoim. Tempere com azeite, limão, sal e pimenta do reino a gosto.
“É simples, você pode comer com uma torradinha, fazer um sanduíche natural, acrescentar um frango desfiado junto que fica muito bom”, comenta.
Modo de preparo: Corte a cenoura em cubos e cozinhe na panela em água fervente. Após cozida, escorra a água e volte para o fogo. Adicione a manteiga, o mel, sal e pimenta do reino. Misture e deixe caramelizar. Por fim, tempere com o cheiro verde a gosto. Sirva em seguida.
Por G1