SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Filé mignon suíno grelhado ou à parmegiana é opção saborosa e diferente; aprenda

Filé mignon suíno grelhado ou à parmegiana é opção saborosa e diferente; aprenda

O filé mignon suíno é um corte nobre da carne de porco. Super macio e saboroso, ao contrário do que muitos pensam, ele é considerado uma opção magra e contém alto teor de proteína. O filé mignon suíno costuma ser mais barato que a versão bovina e ele vira a estrela de pratos práticos e gostosos. O consultor e chef de cozinha Marco Antonio Gomes de Araujo ensinou a equipe do G1 a escolher a carne e a fazer receitas deliciosas com o filé mignon suíno.

Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

Ela é uma carne magra e contém apenas uma camada de gordura aparente que, se retirada, fica bem semelhante a carne branca. O filé mignon suíno tem o mesmo formato que o bovino, porém, é um pouco menor. O corte nobre garante uma carne macia e suculenta. Além disso, é mais barata que a bovina.

“Até para quem está fazendo dieta, para sair do frango, pode pegar um filé mignon suíno. Além de ser barato, suculento, é uma delícia e bem fácil de preparar”, diz Araújo.

É possível comprar a peça inteira e cortar em filés. No açougue, peça por filé mignon suíno, assim ele já vem cortado. No supermercado, muitas embalagens utilizam o termo ‘filezinho’. O ideal é consultar a embalagem para se certificar que se trata de carne de porco.

Para fazer um filé grelhado ou a parmegiana, corte a peça em bifes. Caso queira preparar um estrogonofe, corte em tiras. Em casa, retire a membrana branca, que ainda pode estar aparente, antes de qualquer preparação.

É possível fazer o filé mignon grelhado, assado e ensopado. A forma mais fácil e rápida é grelhar na frigideira quente com um fio de azeite. Deixe grelhar dos dois lados. Os bifes ficam prontos, segundo o chef, em cerca de dois ou três minutos.

“Estrogonofe fica maravilhoso. O picadinho também fica muito bom. Ele (filé mignon suíno) é muito saboroso, macio e fica pronto logo. É uma carne que não tem tanta gordura, mas ela é bem rápida de fazer”, comenta Araujo.

Modo de preparo: Corte os bifes e tempere com sal e pimenta a gosto. Tempere com sal e pimenta as farinhas também. Quebre os ovos, adicione a água e bata bem. Passe os bifes na farinha de trigo, pela mistura de água e ovo e, por último, na farinha de rosca. Coloque os bifes empanados em uma assadeira com óleo e umedeça a parte de cima dos bifes com um pouco de óleo, só para dourar. Leve ao forno pré-aquecido 240°C por 15 minutos ou até dourar. Retire do forno, coloque os bifes no prato, despeje molho de tomate de sua preferência por cima e coloque a muçarela ralada para derreter.

Temperar com limão: “As pessoas veem carne de porco e já gostam de temperar com limão. Não coloque limão no filé mignon suíno. Senão, vai começar a cozinhar a carne e ela vai perder a suculência. Ela vai ficar mais seca. Então, não coloque limão”, disse o chef.

Tempo e preparo do forno: “As pessoas fazem assado como se fosse lombo. Colocam papel-alumínio e fica um tempão no forno. Acaba que a carne fica dura. Essa carne tem que ser preparada rápida”, explica.

Por G1

Deixe o seu comentário