A banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros. Além de ser prática e gostosa, com a fruta é possível fazer uma grande variedade de pratos doces e salgados. O cozinheiro Thiago Ribeiro, fundador do canal Paleodelícia, explicou e mostrou os tipos de banana e como conservar a fruta por mais tempo nos dias mais quentes do ano. Ele ainda ensinou a fazer três receitas bem fáceis e rápidas com a fruta: chips, bolo de frigideira e sorbet de banana.
- Banana nanica: mais doce que a prata e com uma consistência mais suculenta. Boa para doces e vitaminas.
- Banana prata: alongada e com a polpa mais consistente, ela dura mais tempo depois de madura. Boa para consumir in natura.
- Banana maçã: pequena, com casca mais fina e textura mais mole. Boa para consumir in natura e para a preparação de doces.
- Banana ouro: é a menor das espécies, a mais doce e perfumada de todas. É a que mais possui calorias. Boa para consumir in natura.
- Banana da terra: é a maior espécie, com uma textura mais dura e o sabor pouco doce. Ela é ideal para pratos salgados
Segundo o chef, não deve-se retirar a banana do cabo. O melhor é cortar e desprender a banana do cacho mantendo o cabo dela. Outra opção é enrolar a banana em um plástico filme.
Modo de preparo: Corte a banana verde em rodelas, de forma bem fina. Pincele óleo de coco e tempere com sal. Espalhe a banana em rodelas em uma forma antiaderente. Leve para o forno a 200 graus por cerca de 10 minutos. Depois, vire para dourar o outro lado por mais 10 minutos. Retire da assadeira e deixe esfriar.
- 1 banana pequena (80 gramas)
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de farinha de castanha de caju
- 2 colheres de sopa de farinha de coco
- 1 colher de sopa de adoçante ou açúcar demerara
- 1 colher de sopa de cacau
- 1 colher de café de fermento
- óleo de coco para untar
Modo de preparo: Amasse a banana e adicione os ovos, a farinha de castanha, a farinha de coco, o adoçante e o cacau. Misture bem todos os ingredientes, com a ajuda de um garfo, até a massa ficar homogênea. Por fim, adicione o fermento.
Unte a frigideira com óleo de coco, despeje a massa e tampe com outra frigideira untada. Leve ao fogo e coloque em cima de três grades para não queimar. Quando a massa estiver cozida, vire a frigideira para o outro lado, pelo mesmo tempo.
Modo de preparo: Congele as bananas grandes picadas, coloque em um processador de alimentos, adicione baunilha a gosto e o óleo de coco. Bata até ficar bem cremoso. Separe metade da massa, adicione cacau em pó a gosto e bata até ficar bem homogêneo.
“Ele fica bem cremoso, macio e 100% natural. É vegano, 100% natural, é ótimo para as crianças. As mães podem estar fazendo algo bem bacana, refrescante e saudável”, finaliza.
Por G1