A maçã é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Além de fazer bem para a saúde, ela é fácil de carregar e de ser consumida a qualquer hora do dia. Com a maçã, também é possível fazer receitas fáceis, rápidas e saborosas. A chef de cozinha Cecília Victorio mostrou a equipe do G1 os principais tipos de maçãs, como higienizar e armazenar as frutas. Ela também ensinou duas receitas para o dia a dia: creme de maçã e chips de maçã. Para ocasiões mais especiais, ela sugere uma torta de maçã caramelada de frigideira, que é simples de fazer mas surpreende qualquer convidado.
Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.
- Maçã gala: pequena, avermelhada com manchas amarelas e laranjas, tem polpa macia e suculenta e acentuado teor de açúcar. Ela é a preferida das crianças e de quem gosta de doce.
- Maçã red ou argentina: bem avermelhada e luminosa, tem uma polpa macia, consistente e enfarinhada, não tem muito líquido.
- Maçã fuji: avermelhada com fundo verde, polpa crocante com muito suco, além de teor de açúcar mais baixo e acidez acentuada.
- Maçã verde: fruta totalmente verde com polpa suculenta, doce e com alto teor de acidez. Muito utilizada em saladas e massas.
A casca deve estar com boa aparência, sem avarias e ter as cores características do tipo da maçã, segundo a chef. Não compre maçãs com manchas marrons. “Quer dizer que ela já está sofrendo a ação das bactérias do ar e já já ela vai passar do ponto e vai ter o apodrecimento”, fala Cecília.
A chef orienta lavar a fruta somente antes do consumo. Higienize as maçãs em uma mistura de 500 ml de água com 2 colheres de sopa de vinagre. Depois, lave em água corrente e a fruta está pronta para consumir ou ser utilizada em receitas.
A chef orienta deixar as maçãs em caixas de madeira e em um local fresco. As maçãs também podem ser armazenadas em fruteiras, em um local arejado.
“Elas não podem ficar junto com as bananas. Na casca das bananas há um gás chamado etileno, que faz com que as maçãs e as bananas amadureçam mais rápido”, explica a chef.
As maçãs também podem ser armazenadas na geladeira em sacos plásticos abertos ou fechados com pequenos furos. Coloque as maçãs na parte mais baixo da geladeira. Ela dura cerca de sete dias.
Sim, a chef sugere um creme de maçã, que pode ser servido como lanche ou, então, acompanhar diversos pratos. Outra sugestão são os chips de maçã.
Modo de preparo: Cozinhe as maçãs em água por 15 minutos. Após cozidas, bata no liquidificador ou mix até obter um creme. Passe pela peneira para retirar os resíduos das cascas. Adicione o suco de limão e mexa bem. Caso queira, adoce com o açúcar de sua preferência. Coloque em pequenas porções em potes de vidro. Mantenha em geladeira. A validade é de 48 horas.
“É saudável para quem faz dieta, para amantes da maçã, para crianças. Pode ser adoçada com açúcar mascavo ou mel, pode colocar granola. Tem uma infinidade de maneiras de utilizar. No Natal, para acompanhar peru e tender”, comenta Cecília.
Modo de preparo: Disponibilize uma forma forrada com papel manteiga. Coloque as fatias de maçã separadamente uma a uma sobre o papel manteiga. Leve ao forno a 150 graus por 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Guarde em recipiente hermético.
“A (maçã) fuji tem uma acidez maior e fica mais azedinha. A gala é mais doce e seria mais para crianças. Além de gostoso, o chips é muito saudável”, diz.
Sim. A chef sugere uma torta de maçã de frigideira.
- 1 ovo
- 150 ml de leite integral
- 60 gramas de açúcar
- 50 ml de óleo de milho
- 1 colher de (café ) de baunilha
- 150 gramas de farinha de trigo
- 8 gramas de fermento em pó
- 1 colher de ( sopa ) de vinagre
- 1 maçã grande com casca cortadas em rodelas de 0,5 cm sem o miolo
Modo de preparo: Coloque numa tigela o ovo inteiro e o açúcar. Bata usando um foué até ficar esbranquiçado e cremoso. Adicione o óleo e misture bem. Acrescente o leite intercalando com a farinha e mexa bem com o foué até obter uma massa homogênea e lisa. Bata por 1 minuto. Junte o fermento e mexa delicadamente sem bater. Por último, adicione o vinagre. Misture bem.
Unte uma frigideira de 23 cm de diâmetro, com margarina, salpique açúcar cristal ou demerara por toda frigideira, inclusive, nas laterais. Coloque as rodelas no fundo da frigideira. Distribua a massa delicadamente sobre as maçãs e tampe. Leve ao fogo bem baixo por, aproximadamente, 20 minutos. Retire do fogo. Desenforme usando um prato, deixando a parte assada e dourada para cima. Caso queira, espalhe mel sobre o topo do bolo.
“Você pode colocar nozes, uvas passas, castanhas. Se você não gostar de frutas secas, pode eliminar. Você tem uma torta de maçã super saborosa, perfumada e saudável”, diz.
Por G1