Pão quentinho sem sair de casa é possível. Ele é mais saudável que o industrializado e mais saboroso. Além disso, você perfuma a casa inteira com o cheirinho de pão saindo do forno. Há dezenas de opções de pães, mas com uma receita simples é possível fazer um pão fofinho e gostoso em casa. O chef de cozinha e consultor gastronômico Wélder Albuquerque ensinou a equipe do G1 a preparar uma focaccia, que é feito com ingredientes simples, não precisa sovar e ainda fica fofinho.
O chef também apontou os erros mais comuns ao se fazer qualquer receita de pão caseiro, assim ninguém vai se atrapalhar na hora do preparo. Ele passou várias dicas do que pode ser feito para ter um delicioso pão em casa a qualquer hora.
Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.
Qual o primeiro passo para fazer um pão caseiro?
Escolha a receita de pão desejada, entre salgado e doce, e de acordo com o tipo de fermento: biológico, químico ou natural. Em seguida, separe os ingredientes na quantidade indicada.
“Temos os de massa enriquecida, que são o pão de leite, o brioche. Tem as massas de pão rústico, que é o pão de fermentação natural. Tem o de fermentação direta, como a focaccia, que é bem simples”, explica o chef.
Focaccia feita pelo chef e consultor gastronômico Welder Albuquerque — Foto: Welder Albuquerque
Qual a receita mais fácil de pão caseiro?
Segundo o chef, uma das receitas mais fáceis é da focaccia. Ele, inclusive, passou todos os detalhes para qualquer fazer uma focaccia em casa.
“Não tem manipulação, não precisa de técnica de sova, é só misturar os ingredientes e esperar a coisa acontecer”
Receita da focaccia (rende 2 pães grandes)
Ingredientes
- 1 quilo de farinha de trigo
- 650 gramas de água
- 50 gramas de azeite
- 20 gramas de sal
- 10 gramas de fermento biológico fresco ou 5 gramas de fermento biológico seco
Modo de preparo: Dilua o fermento com um pouco de água. Coloque o restante da água e misture com o azeite. Em outro recipiente, junte a farinha e o sal. Derrame os líquidos na farinha e misture bem com as mãos. A massa ficará pegajosa. Cubra a massa e deixe descansando por meia hora. Faça uma dobra na massa e coloque na assadeira untada com azeite. Deixe descansando por, no mínimo, 1 hora ou até dobrar de tamanho. Faça furos com os dedos, regue com azeite ou manteiga derretida e coloque a cobertura desejada como, por exemplo, alecrim e sal grosso. Leve para ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25 a 30 minutos.
Focaccia feita pelo chef e consultor gastronômico Welder Albuquerque — Foto: Welder Albuquerque
O que pode dar errado na receita da focaccia?
Segundo o chef, o pão pode não ficar fofinho e saboroso se não for respeitado o tempo de descanso da massa. Além disso, a massa pode ficar seca se for adicionada uma quantidade de farinha além do indicado na receita. “Você vai mexer na hidratação dela. Inicialmente, ela fica pegajosa, você acha que ela está ruim. Mas, o tempo resolve, não se preocupe”, explica.
Quais os principais erros ao fazer qualquer receita de pão?
1. Manipular muito a massa por não saber ponto da sova.
Dica: Melhor sovar menos do que mais.
2. Não esperar o descanso ideal da massa
Dica: Espere o tempo indicado na receita.
3. Adicionar farinha além do indicado na receita, desequilibrando a hidratação do pão e deixando a massa seca
Dica: Siga a quantidade indicada na receita
4. Forno
Dica: Procure entender o seu forno e a temperatura da região onde você vive. Não asse o pão tão perto da chama porque pode queimar e não cozinhar por dentro
Qual o prazo de validade de um pão caseiro?
Assim como outras preparações caseiras, o chef diz que o prazo de validade do pão caseiro é menor que de um pão industrializado. Um pão francês dura cerca de dois dias. O pão de fermentação química, como a focaccia, dura até 3 dias. Já o pão de fermentação natural tem uma durabilidade maior, cerca de 4 dias em temperatura ambiente e 7 dias na geladeira.
Focaccia feita pelo chef e consultor gastronômico Welder Albuquerque — Foto: Welder Albuquerque
Posso congelar um pão caseiro?
Sim. Há duas formas. O chef aconselha retirar o pão do congelador, no dia anterior, e colocar na geladeira. Quando for consumir, aqueça o pão no forno ou na sanduicheira. Outra forma, é congelar já fatiado. Basta retirar do congelador e aquecer a fatia.
Quais os benefícios do pão caseiro?
Os pães industrializados são feitos com misturas prontas de pães, que incluem muitos conservantes e aditivos químicos, segundo Welder.
“Esse pão aqui (caseiro) só tem levedura, trigo, água, sal e azeite. São coisas que vem da natureza, sem nenhum tipo de aditivo. Não tem nem como comparar um pão industrializado com um pão feito em casa, do ponto de vista da saúde”, diz.
Alguma dica infalível?
“Faça pão. Eu preciso fazer pão para eu me acostumar com o meu forno, com a temperatura da minha casa, com a farinha que eu uso. Faça pão. Se estiver que errar, erre. Mas uma hora seu pão vai sair bom”, diz.
Pão leva presunto, queijo e tomate no recheio — Foto: Isabela Oliveira/G1
Por G1