SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Do creme ao bolinho, aprenda a fazer seis receitas com espinafre

Do creme ao bolinho, aprenda a fazer seis receitas com espinafre

Delicado e muito nutritivo, o espinafre é um vegetal que rende pratos incríveis. É possível comer espinafre cru, refogado e até cozido. Mas, se cozinhar demais, ele fica amargo e escuro. Por isso, exige alguns cuidados na hora do preparo.

A cozinheira Marcela Lermy Mingorance, que já foi chef de cozinha de Neymar Jr., explicou como escolher, higienizar, armazenar e preparar o espinafre. Ela também passou duas receitas deliciosas e fáceis que servem para adultos e crianças: creme de espinafre e bolinho de espinafre.

Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

O talo deve estar bem firme e as folhas inteiras e bem verdes. Evite comprar o espinafre que estiver com as folhas queimadas, murchas, amareladas ou com buraquinhos.

O espinafre é muito delicado, por isso, separe as folhas dos talos para a higienização. Em uma tigela, coloque com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio, na quantidade indicada na embalagem. Deixe o espinafre na solução por 15 minutos e depois lave em água corrente. Seque e guarde na geladeira.

Após secar o espinafre, ele pode ser colocado em um pote hermético ou em um saco plástico para alimentos e guardado na geladeira ou ser congelado. Se for usar em uma salada, guarde em um pote e intercale as folhas com um papel toalha para manter a boa aparência e firmeza do vegetal.

Sim. Ele deve ser limpo e seco antes do consumo. Segundo a chef, quando servido cru, ele fica mais crocante e agradável. É possível usar em uma salada com tomates e castanhas do pará, sugere a chef.

“Com o espinafre cru, você tem uma absorção de nutrientes maior. Mas, ele precisa estar bem limpo, seco e com toda a higienização feita corretamente. Somos acostumados a fazer o suco verde com a folha da couve, mas pode utilizar também as folhas de espinafre, com pepino, cenoura, um pouco de limão e água. É uma delícia e ótimo para a saúde”, recomenda.

Segundo a chef, é possível cozinhar as folhas no vapor. Essa é a melhor opção de preparo. Em uma panela, ferva a água em fogo alto. Coloque uma vaporeira ou uma cesta de cozer a vapor na panela e acomode o espinafre. Tampe e deixe de 2 a 3 minutos.

Neste caso, em uma panela, ferva a água e mergulhe as folhas por cerca de 3 minutos. Em seguida, passe as folhas para uma tigela com gelo. O choque térmico mantém a cor e a textura do espinafre.

Refogue o alho e a cebola em uma frigideira. Adicione as folhas de espinafre e mexa bem. Diminua o fogo, espere em torno de cinco minutos e retire.

“Se você deixar por mais tempo, ele vai soltar mais água e a água é extremamente amarga e não tão agradável ao paladar de todos”, alerta Marcela.

Não é indicado, segundo a chef. Muitas pessoas adicionam o bicarbonato de sódio na hora da cocção para manter a coloração verde dos alimentos como espinafre. Mas, se a intenção é agregar nutrientes, quase todos são perdidos neste processo. Para mantê-lo mais verde, prefira usar a cocção a vapor.

Modo de preparo: Em uma panela, refogue a cebola e o alho na manteiga. Adicione o pistache picado e as folhas de espinafre. Diminua o fogo e misture os ingredientes. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos ou até que ele cozinhe completamente. Tempere com sal e pimenta. Em seguida, adicione o creme de leite. Mexa por cerca de 3 minutos até chegar na textura de creme desejada. O creme pode ser consumido no jantar ou ser servido para acompanhar carnes e massas.

“O mais interessante no creme de espinafre é ter os pedacinhos do pistache, a cebola, o alho e o próprio espinafre. Se você não achar agradável, você pode bater (no liquidificador)”, diz Marcela.

Modo de preparo: Corte as folhas de espinafre, já higienizadas, em tirinhas. Cozinhe a batata em água e amasse. Adicione o sal, a pimenta e as folhas de espinafre cortadas. Em seguida, faça bolinhas com ajuda de uma colher de sopa para medir. Elas pesarão em média 40 gramas. Empane passando pela farinha de trigo, pelo ovo batido e pela farinha de rosca. Leve para fritar em óleo quente e temperatura média até dourar. Se preferir, pode assar em forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos. Rende em média 8 bolinhos.

Por G1

Você pode gostar também de
Lasanha de espinafre com ricota
Bolo de carne com espinafre

Deixe o seu comentário