SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Talos de couve fritos, o petisco desperdício-zero que você precisa experimentar

Talos de couve fritos, o petisco desperdício-zero que você precisa experimentar

By Kelly Paige, HuffPost US

O desperdício de comida é um problema sério no Brasil e no mundo. Pesquisas mostram que desperdiçamos 1/3 de tudo que produzimos. Tudo vai parar em aterros que produzem grandes quantidades de metano, um dos gases que mais contribuem para o aquecimento global. Alimentos não consumidos também significam desperdícios dos recursos usados para produzi-los, como água e combustível.

A Move for Hunger, ONG que trabalha para acabar com o desperdício de comida, coloca as coisas em perspectiva. Segundo suas pesquisas, jogar fora meio quilo de carne equivale a jogar fora quase 25 000 litros de água. Entornar um copo de leite na pia equivale a desperdiçar quase mil litros de água.

Todos podem fazer sua parte para combater o problema. Vá ao supermercado com mais frequência e compre menos, para evitar que os alimentos estraguem antes que você possa cozinhá-los. Congele o que estiver sobrando na geladeira. Todo mundo sabe como usar restos de vegetais para fazer caldos, aproveitar os talos do brócolis em refogados e usar o pão velho para fazer farinha de rosca. Eis uma nova ideia: talos de couve fritos.

Da próxima vez que cozinhar couve, não jogue fora a parte mais dura do talo – elas podem virar um petisco delicioso. E antes que falem do problema do óleo usado na fritura, você sabia que ele pode ser reciclado? Quando o óleo estiver frio, filtre as impurezas e armazene-o em um lugar escuro; ele pode ser usado de novo em frituras. (Eis aqui uma explicação detalhada.)

Os talos da couve são fibrosos e difíceis de comer crus. O ideal é branqueá-los (mergulhe rapidamente em água fervente e imediatamente depois em água gelada). Isso também ajuda a tirar um pouco do amargor. Depois, empane-os e frite. A receita do empanado abaixo é leve e aerada, como a de um tempurá. E, claro, aproveite para tomar a cerveja que sobrar – afinal de contas o tema é evitar o desperdício, certo? (Você pode usar água com gás se não quiser cozinhar com álcool.) A receita também funciona com folhas de couve e outros legumes. 

Sirva com o molhinho de sua preferência e encante seus convidados.

A receita também funciona com folhas de couve e outros
A receita também funciona com folhas de couve e outros legumes. 

Talos de couve fritos

Ingredientes

  • Talos de dois maços de couve, cortados em palitinhos de cerca de 7 centímetros
  • Meia xícara de farinha de trigo
  • ¾ de xícara e mais duas colheres de sopa de amido de milho
  • 1 e ¼ xícara de bicarbonato de sódio
  • 180 ml de cerveja gelada
  • Óleo vegetal para fritar
  • Sal

Preparo

Ferva água com sal em uma panela grande. Encha um recipiente grande com água bem gelada. 

Quando a água estiver fervendo, adicione os talos de couve. Cozinhe até que fiquem macios, de 3 a 4 minutos. Escorra e imediatamente coloque na água gelada para interromper o cozimento. Escorra a água gelada e seque os talos com papel toalha. 

Aqueça o óleo a 180 graus em uma panela funda e pesada. Prepare uma travessa com papel toalha para depositar os talos fritos.

Em uma tigela grande, misture a farinha, o amido de milho, uma colher de chá de sal e o bicarbonato de sódio. Acrescente a cerveja aos poucos. A consistência deve ser parecida com a de massa de panqueca. Adicione mais cerveja caso necessário.

Mergulhe os talos na massa, deixe escorrer o excesso e leve ao óleo. Frite até que fiquem dourados, de 2 a 3 minutos. Tire do óleo e coloque na travessa. (Faça isso em várias levas, para não baixar demais a temperatura do óleo.) 

Polvilhe sal e sirva com seu molhinho predileto.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês. 

Você pode gostar também de
Dicas de harmonização com peru de Natal
Aprenda a receita para fazer arroz de bacalhau
Os segredos do Vale do Rhône
Talharim Integral com Cogumelos Salteados e Camarões Grelhados

Deixe o seu comentário